domingo, 29 de junho de 2014

A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

 É praticamente impossível viver ou se quer imaginar um cotidiano sem o uso das tecnologias, sejam elas as mais simples, ou as tecnologias digitais, pois estamos e buscamos a cada dia, inventar tecnologias novas que nos tragam conforto e comodismo, a fim de facilitar as tarefas do dia a dia.

 É inegável que essas novas tecnologias são imprescindíveis em nossas vidas, pois a um tempo (diga-se duas décadas) não conseguíamos imaginar a realização de algumas tarefas, sem que a fizéssemos pessoalmente e/ou manualmente, como por exemplo, a utilização de um aparelho telefônico para envio de torpedos, garantido a sua entrega ao destinatário instantaneamente.

 A sociedade atual é caracterizada pelo individualismo e consumismo; e as tecnologias, a globalização e o capitalismo contribuem ativamente para fortalecer esse quadro, visto que nos tornamos consumidores em potencial e desenvolvemos maior autonomia com o auxílio dessas ferramentas.



 A tecnologia tem dado um salto a cada dia que passa, naturalmente surgem aparelhos telefônicos com novas funções, computadores com processadores mais avançados e os que até então era “novos” e avançados se tornam velhos e passados, aumentando assim o mercado capitalista que tem utilizado da atualização das tecnologias e da necessidade que ela nos impõe para crescer cada vez mais.

 Podemos chamar a sociedade atual de "sociedade do consumo", pois vivemos em tempos que consumir é extremamente importante para o pseudo "bem estar social", ou seja, as pessoas sob forte influência da mídia altamente manipuladora adquirem produtos, muitas vezes desnecessário para sentir-se bem perante o outro, fazendo, diversas vezes esforços extremos para obter determinado produto, de dita marca. Desta forma, o consumismo torna-se compulsivo, pois a maioria dos objetos que são almejados, são os que envolvem tecnologia digital e/ou eletrodomésticos. O problema se dá porque esses artefatos são facilmente substituídos por outros com tecnologias mais avançadas, tornando assim, aquele "produtos dos sonhos" algo obsoleto.

 Uma coisa leva a outra... e o fato de vivermos em uma sociedade de consumo, muitas vezes compulsiva, implica em termos compradores cada vez mais endividados nas instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.

 O legado que a tecnologia tem nos deixado é muito grande, e tudo isso tem acontecido por conta da substituição do trabalho manual por um trabalho automático. Algumas das substituições foram de boa utilidade para o homem, já outras nem tanto, como por exemplo, a troca da mão de obra pelo trabalho feito por maquinas. Essa troca tem causado desemprego em nossa sociedade, onde o empresário sai lucrando por não precisar pagar tanta mão de obra quanto ele pagaria se não se atualizasse com maquinas e novas tecnologias. A manutenção de maquinas sai mais em conta para um empresário do que assalariar várias pessoas, por isso a redução de empregos, trazendo assim o lado ruim da tecnologia.


Nenhum comentário: